Tratamento de Águaspara Consumo Humano
As águas de captação, para consumo humano, devem ser analisadas para verificar as suas características, químicas, e microbiológicas, para nos certificarmos se existem contaminantes e as suas concentrações. No caso de a análise da sua água apresentar contaminações acima das concentrações legais, temos várias soluções para ajudar.
- Desinfeção este processo pode ser feito de várias formas, com o doseamento de hipoclorito de sódio, pela passagem por uma lâmpada ultravioleta, ou pela dissolução de ozono na água. No caso do hipoclorito de sódio, e do ozono temos de instalar controladores, para garantimos que não ultrapassam os valores legais definidos por lei.
- Filtração para reter partículas
- Adsorção processo onde são utilizadas matérias como o carvão ativado, argila, ou polímeros sintéticos. Este processo permite-nos reduzir ou eliminar compostos orgânicos como o cloro, e matéria orgânica.
- Troca iónica processo onde são utilizadas resinas de troca iónica. O processo consiste na substituição de iões, catiões ou aniões, presentes na água por outros cedidos pela resina. Este processo é utilizado para reduzir a dureza, os nitratos, quando a resina fica saturada é regenerada através de uma salmoura rica em sódio. Este processo pode ser utilizado em diferentes catiões ou aniões utilizando a resina adequada para o fim a que se destina.
Estes são os processos de tratamento mais utilizados no tratamento de águas para consumo humano, mas se os contaminantes existirem em concentrações elevadas ou que não seja possível reduzi-los ou eliminá-los com estes processos, também dispomos de sistemas de Osmose inversa, ultrafiltração, nano filtração, ou microfiltração.
